Dicas importantes para o dia do ensaio fotográfico
Ana Pendloski
6 coisas que você precisa saber:
Se você está pensando em fazer um ensaio fotográfico para guardar na memória um momento épico da sua vida, você veio ao lugar certo. Veja as dicas abaixo e tenha um ensaio fotográfico excelente.
1 - O lugar mais bonito não é importante
Uma das primeiras coisas que me perguntam na hora de planejar o ensaio é sobre a lugar. E é normal pensar em 1000 lugares super bonitos para o ensaio e não decidir nada.
Mas veja bem, o lugar mais bonito pode não ser o ideal para o seu ensaio. É muito importante que o casal se identifique com o lugar, ele pode ser incrível, mas pode não refletir a essência de vocês.
A minha dica é: pense em um lugar que faça sentido para vocês. Para o ensaio de gestante e família por qual razão não fazer em sua casa, no sítio dos avós ou em alguma praça ou parque que a família costuma passear?
Tenho certeza que dessa forma você vai se sentir muito mais à vontade e no futuro, quando olharem o álbum de fotos, tudo fará sentido e vocês se lembrarão o porquê escolheram aquele lugar e não apenas um lugar "maravilhoso".
2 - Use roupas que você sempre usa
Não, não estou dizendo que os homens podem ir de chinelo e regata ao ensaio (se não a mulherada me mata) 🤣🤣🤣
Mas pensa comigo, se você nunca usou um vestido longo, cheio de cores, será que o melhor momento para testar é exatamente no dia do seu ensaio?
Claro que é importante pensar em um look legal, que combine com a ideia do ensaio, mas que acima de tudo combine com você. Se você curte usar camisa, OK! Camiseta? OK! Vestido ou calça jeans? OK! Não existe certo ou errado, o "certo" é você ser você mesma e vestir aquilo que te agrada, para que ao olhar as fotos no futuro, você possa sentir: "Uau, eu sou assim mesma!".
Outra dica legal também é pensar no lugar. Por exemplo, se você escolheu uma locação no campo, onde tem muitas cores, fica bacana uma roupa com pouca estampa e mais neutra ou vice versa.
3 - Maquiagem faz a diferença
Cuidado menina, ela pode fazer a diferença para o bom resultado e também para o não tão bom assim 🤔.
Aqui vai a mesma ideia das roupas, opte por uma maquiagem em que você já esteja acostumada.
Maquiagens mais leves, com o ar mais natural caem super bem e deixam as fotos ainda mais espontâneas e verdadeiras.
4 - Dica fundamental: Aproveite o dia do ensaio
Essa dica é fenomenal! Aproveite ao máximo o dia do ensaio, se puder tire o dia de folga e volte toda a sua energia para as fotos. Sair para ser fotografada não deve ser considerado um dia comum. Então, aproveite e curta ao máximo, como um passeio que você vai dar com quem você ama. No dia, evite preocupações e nada de se estressar, se preocupar com o horário, marcar compromisso depois, pois isso afeta o resultado final das fotos.
É um dia pra curtir quem você tem do lado e deixar os sentimentos verdadeiros acontecerem. E acredite! Isso transparece nas fotos, a emoção, a conexão brilham nas fotos.
5 - Escolha um bom horário
A escolha do horário para o ensaio é muito importante. Se você fizer suas fotos no sol do meio dia, o resultado não será o mesmo do que as fotos realizadas no início da manhã ou no final da tarde.
Eu sempre sugiro fotografar nas primeiras horas do dia ou no final da tarde, a escolha é feita com base no resultado que queremos atingir. Eu pessoalmente gosto muito das luzes mais suaves que o sol tem nesses horários. Eu procuro iniciar a sessão de fotos, 2h antes do por do sol e ainda pegar os finais de tarde incríveis (acredite, o resultado sempre é excelente) ou iniciar bem cedo, com o sol nascendo. Além de ter fotos espetaculares, você ainda vive a experiência de curtir esses momentos que sempre são mágicos.
Quando o tempo está nublado, sem sol, as fotos costumam ficar mais frias, em tons azuladas ou cinzas. Caso prefira, poderá remarcar as fotos, optando para um dia mais ensolarado.
6 - Não se preocupe com poses
Você também não gosta muito daquelas fotos posadas em que você precisar dar aquele sorriso amarelo para a câmera? Eu também não!
O ensaio deve ser leve e descontraído, você não precisa se preocupar em posar para a foto. Quando estou fotografando sempre quero deixar as pessoas à vontade, sem muito protocolo. Claro que irei sugerir algumas coisas e a partir de uma "pose", buscar as reações espontâneas. O importante é você estar em conexão com quem está sendo fotografado, assim as coisas acontecem com mais naturalidade.
Dica extra: Escolha um fotógrafo que você confie. Por última, mas talvez uma das mais importantes, encontre um profissional que você confie.
Hoje você pode abrir o Instagram e encontrar muitos fotógrafos com diferentes tipos de trabalhos e estilos, por isso você deve ter cuidado na hora de escolher aquele que vá de encontro com as suas expectativas.
Por exemplo, vejo muitos profissionais aos quais amo os trabalhos, são extremamente competentes e qualificados, mas não me imagino sendo fotografado por eles, seja pelo estilo de cores de suas fotos, pela forma com que usam a luz ou pelo modo como direcionam seus modelos e está absolutamente tudo bem, é uma questão de gosto, por isso certamente recomendo que busque alguém com que se identifique.
E depois da escolha, no dia ensaio, confie no seu fotógrafo, tenha certeza de que essa pessoa estará dando o máximo de si para te entregar o melhor resultado. 🥰
Uma dica final: não fique buscando muitas referências de fotos de outras pessoas e outros profissionais, pois cada profissional tem um jeito de olhar e isso é único, totalmente subjetivo. Lembre-se que você também é única e que terá o seu estilo no resultado da foto. Conecte-se com você mesma, com sua família, não se prenda a expectativas irreais e tenha certeza de que seu ensaio irá ficar do seu jeito, com o seu brilho.
Um bom exemplo é quando você vê na vitrine aquela roupa ou em alguma blogueirinha de moda. Você quer que fique igual, mas seu estilo e corpo é único, com as suas qualidades e não há como ficar igual. Da mesma forma, são as fotografias. Buscar referência não é copiar e deixar igual.
Dito tudo isso, aproveite as suas fotos e curta todos os detalhes finais!
Vamos fotografar?
Caso queira falar sobre fotografia, clique no botão abaixo.
Se preferir, deixe seu contato e retornarei o mais breve possível.